quinta-feira, 27 de junho de 2024

ANTÓNIO COSTA PRESIDENTE DO CONSELHO EUROPEU

 

 

Úrsula von der Leyen Presidente da Comissão Europeia

 

Os líderes  (da coligação partidária: centro direita, socialistas e liberais) da União Europeia concordaram em nomear António Costa para Presidente do órgão dos Chefes de Estado e de Governo (Presidente do Conselho Europeu), Úrsula von der Leyen para representante da União Europeia (Presidente da Comissão Europeia) e a Primeira-Ministra da Estónia, Kaja Kallas, para o cargo de Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

António Costa no cargo de Presidente do Conselho Europeu - órgão máximo da União Europeia - é responsável pela preparação das cimeiras da UE e pela presidência das reuniões de trabalho. O Conselho Europeu define a agenda política da UE. Portugal continua assim a ter boas ligações  na Europa.

A Comissária Von der Leyen é responsável por 32 000 funcionários que apresentam propostas de nova legislação da UE ou controlam o cumprimento dos tratados europeus.

O grupo da família partidária social-democrata dos governos da UE (centro direita, socialistas e liberais) proponente das referidas personalidades para os altos cargos da EU   tem a maioria e por isso determinou os cargos decisivos da UE.

Consequentemente, na UE dar-se-á continuidade à mesma política burocrática, o que irá fortalecer os partidos não pertencentes ao arco do poder!

O resultado das eleições europeias não teve qualquer influência na escolha dos cargos de poder na UE.

Os chefes de Estado e de governo, reunidos em Bruxelas 27/28.06 aprovaram oficialmente o pessoal proposto.

Dado as facções do centro político do Parlamento terem um total de 406 deputados, prevê-se eleição certa dado a maioria absoluta no Parlamento Europeu ser de 361 deputados.

No dia 17 de julho, será a votação em Estrasburgo.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo: https://antonio-justo.eu/?p=9430

 

Sem comentários: