domingo, 28 de fevereiro de 2021

JEJUM QUARESMAL 2021

 O Jejum proporciona novas experiêcias e tem um efeito terapêutico para o corpo e para a alma. 

 

O Jejum proporciona novas experiências e tem um efeito terapêutico para o corpo e para a alma.

 

É verdade que as medidas do coronavírus já nos levam a um extremo de renúncia. Porém, um renunciar consciente, por exemplo, a três dias de comida (bebendo-se só sumos ou por exemplo, caldo de galinha) ou limitar a comida a alimentos vegetarianos durante algum tempo, podem levar-nos a consciências transcendentais e também fortalecer o sentimento de autoeficácia. Isto naturalmente num contexto de vida na superabundância!

 

A leveza de corpo e espírito podem até criar um sentimento de euforia e libertação porque os sentidos ficam mais afinados e experimenta-se tudo mais intensivamente.

 

Os psicólogos aconselham a fazer-se jejum só numa altura de estabilidade mental. Por vezes bastaria andar a pé, em vez de usar o automóvel para se deslocar na localidade. Importante são novas experiências a adquirir sem grande compromisso e sem dar importância relevante às sereias. Tudo pode ajudar a criar espaço, para lá do existir, que possibilite um entendimento de vida também na perspectiva espiritual.

 

A Quaresma (1) Cristã de 40 dias começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Páscoa. A tradição da quaresma remonta ao Novo Testamento onde se relata que após Jesus ter sido baptizado no Jordão, Ele se retirou num ambiente deserto para 40 dias de oração e jejum.

 

António da Cunha Duarte Justo

 

Nota em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6372

 

(1)   TEMPO DE FITNESS PARA CORPO E ALMA: https://antonio-justo.eu/?tag=quaresma  + TEMPO DE JEJUM DE ILUMINAÇÃO: https://antonio-justo.eu/?p=4668&cpage=1  + QUARESMA: https://bomdia.eu/quaresma/  +  Também há vida depois do Carnaval: https://www.jornaluniao.com.br/noticias/artigos/tambem-ha-vida-depois-do-carnaval-quarta-feira-de-cinzas-inicia-a-quaresma-2016-02-10/ +

 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

PROMISCUIDADE ENTRE EMPRESAS GLOBAIS E O ESTADO


Uma pequena notícia com conteúdo problemático

 

Os jornais alemães informaram que, de acordo com uma opinião de peritos, a exibição preferencial dada pelo Google a um portal federal alemão de saúde, pode ser problemática para a liberdade de imprensa. 

 

O serviço científico do Bundestag chegou à conclusão de que uma cooperação do Estado com o Google poderia significar uma violação "contra a exigência da distância do Estado".

 

De facto, todos nós estamos cada vez mais dependentes dos motores de pesquisa na Internet e deparamos, muitas vezes com informações que não procurávamos. 

 

A promiscuidade entre Estado e empresas globais afirma-se como um grande risco, sabendo nós que somos informação resultado de informações!

 

Que os grandes se unam na defesa dos seus interesses é compreensível, mas que isso aconteça à custa dos consumidores dependentes, é uma violação significativa contraprincípios de ética elementar! Sim, porque só a solidariedade dos dependentes terá a possibilidade de se afirmar (organizar) contra o princípio de imposição violenta dos mais fortes, num processo, sempre à posteriori,  de reacção tardia.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6366